sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Veneno à mesa

São Paulo (Sexta-feira, 14-10-2011) "O Brasil deve ultrapassar os Estados Unidos e se tornar o maior mercado mundial de agrotóxicos ainda em 2011, com vendas superiores a US$ 8 bilhões". Esta manchete ocupou páginas dos jornais que circularam no mês de julho e foi motivo de orgulho 
no cenário econômico brasileiro, que considerou como um "bom desempenho" todo esse crescimento do setor.

Por outro lado, o uso abusivo dos agrotóxicos tem sido fortemente combatido por frentes que entendem que existe sim uma alternativa saudável e viável para evitar as pragas na agricultura principal motivo do uso desses insumos.

Filme do cineasta Sílvio Tendler mostra os prejuízos à
saúde provocados pelos agrotóxicos
Recentemente, o cineasta Silvio Tendler lançou o documentário "O Veneno está na mesa", que relata a história de agricultores que morreram, estão doentes ou têm dificuldade para obter financiamento para a produção agrícola por não fazerem uso de agrotóxicos.

Os 50 minutos do filme também relatam entrevistas com pesquisadores de universidades, denúncias de lobby praticado pela indústria contra medidas restritivas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e resultados de testes realizados que indicam que o consumo chega a 5,2 litros por habitante.

Outra boa notícia é que foi lançada em setembro do ano passado uma campanha nacional contra os agrotóxicos, que visa alertar as pessoas sobre a questão e provocar impacto nos órgãos governamentais. Agora é torcer para que o bom senso fale mais alto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário