quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Feira de Economia Solidária vai congregar mulheres artesãs com artistas de Embu das Artes

Embu das Artes (Quinta-feira, 20-10-2011) A Feira de Economia Solidária é uma organização do movimento de mulheres da Rede de Educação Cidadã, Marcha Mundial das Mulheres e do Empório Maria Mariá. Serão 10 barracas que irão expor a produção de cerca de 40 grupos de mulheres que produzem artesanatos em tecido, crochê, material reciclável, fuxico, biscuit, materiais em madeira, produtos de alimentação e ecológicos como sabão, saco de lixo e outros produzidos a partir da reciclagem, além de alimentação orgânica, que também será vendida.

Como informou a educadora Fabiana Ivo da Rede de Educação Cidadã, a Feira foi criada pelo Fórum Permanente de Mulheres, que entende que a convivência e o estudo aprofundado da economia potencializam na prevenção da violência domestica e é um dos meios de superá-las.

Feira pretende divulgar o trabalho das mulheres
assistidas pelo projeto Empório Maria Mariá
Trata-se da feira de mulheres que é realizada normalmente desde 2003 junto ao Empório Maria-Mariá do Jardim Ângela em São Paulo (que é um espaço de formação e requalificação de mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social). Segundo Fabiana, toda a produção baseada na economia solidária é feita sem fins lucrativos, sem exploração da mão-de-obra, do solo e dos recursos naturais e preza pelo respeito ao meio ambiente e ao ser humano. E com uma concepção de preço justo se comparado ao mercado formal.

“Além de ser um espaço de ensino-aprendizagem para as mulheres, com temas de formação: cooperativismo, associativismos, precificação, estudo de mercado, etc, a Feira de Economia Solidaria e Feminista é um momento de visibilizar o trabalho e a produção das mulheres, potencializar a economia solidaria que enfrenta cotidianamente o sistema capitalista e patriarcal e contribuir com a autonomia econômica das mulheres.” – disse Fabiana.

Além das 10 barracas do movimento de mulheres haverá também as barracas de vários artistas de Embu das Artes que, além de exporem suas obras, irão criar e realizar obras ao vivo para deleite e apreciação dos turistas. Até o momento estão confirmados pintores como Monica Alvarenga, Olavo Campos,Silvia Maia, Jaime Mendonça,artesanatos de Lu Rocha e Itamar (que exporá presépios), ceramistas do Memorial Sakai e uma barraca de sebo de livros de política e religião com Paulo Dud.

O 8º Encontro Nacional de Fé e Política realizará em Embu das Artes uma Feira de Economia Solidária de organizações feministas em conjunto com alguns dos melhores artistas da cidade.

A Feira será realizada junto do Encontro, atrás do Caipirão, nos dias 29 e 30/10, e aberta ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário