segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Governo africano incentiva produção de adubos orgânicos

Comuna Chilata: produtores devem aumentar
as áreas de produção orgânica

Huambo (Segunda-feira, 17-10-2011) Os camponeses da comuna da Chilata, 65 quilometros da vila do Longonjo, estão sendo orientados pelo governo local a apostarem na produção em grande escala de adubos orgânicos, dadas as suas múltiplas vantagens em comparação ao adubo químico.

Segundo o governador Fernando Faustino Muteka o uso de adubos orgânicos ajuda a manter a fertilidade dos solos, reduz a incidência de doenças de plantas, além de estar ao alcance de todos os camponeses. "Vocês devem apostar mais na produção do aduboorgânico, fundamentalmente o derivado de excrementos de gado. O adubo químico, além de ser caro, tem muitas consequências negativas para o solo, uma das quais é a infertilidade".

Faustino Muteka apelou também aos camponeses da Chilata para aumentarem as suas áreas de cultivo e diversificarem a produção agrícola, optando por culturas adaptáveis as características do solo e que não demoram muito tempo para serem colhidas.

Deste modo, disse o governador, os camponeses estariam a contribuir de forma mais activa no combate à fome e a miséria no seio das populações que, segundo ele, constituem uma das prioridades assumidas pelo executivo angolano.

A comuna da Chilata fica a 127 quilometros a sudoeste da cidade do Huambo, capital da província, e possui uma população estimada em 21.810 habitantes que se dedicam maioritariamente na actividadeagrícolae na criação de gado bovino, suíno, caprino e ovino, cujos excrementos podem ser utilizados para fertilizar as culturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário