segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Aprenda a cozinhar para crianças de forma saudável

São Paulo (Segunda-feira, 24-10-2011) No passado as crianças costumavam comer mais verduras, frutas e legumes, mesmo que não apreciassem o sabor dos alimentos, já que muitas das guloseimas de hoje em dia eram inexistentes. Acontece que atualmente os pais têm dado preferência a pratos congelados e muitos não se esforçam em criar o hábito de pratos coloridos e nutricionalmente adequados para os pequenos, contribuindo para aumentar consideravelmente os níveis de obesidade entre a garotada.

Enquanto muitos pais simplesmente desistem de fazer os filhos terem uma alimentação adequada, pesquisadores norte-americanos descobriram que as crianças aceitam melhor os vegetais amassados e disfarçados no meio de outros pratos, muitas vezes sem ao menos notar a presença dos legumes.

Barbara Rolls, professor a de ciência nutricional na Penn State University (EUA), defendeu a prática: "algumas pessoas contestam que esconder os vegetais no meio do prato é decepcionante e sugere que o alimento inteiro não é aceitável. Eu discordo. Pais adaptam receitas o tempo todo e podem conseguir bons resultados dessa forma".

Maneiras simples de fazer as crianças comerem
frutas e verduras
E a pesquisadora está certa, já que ao longo das pesquisas, foram servidos alimentos com purê de legumes disfarçado a 39 crianças entre três e seis anos. Elas provaram pratos conhecidos, como pães, macarronada e frango ensopado. Embora as receitas tenham sido modificadas ao receber purês de brócolis, couve-flor, abobrinha e até tomate, tendo suas calorias reduzidas entre 15 e 25%, os pequenos não notaram a diferença. Com isso, ingeriram duas vezes mais vegetais do que fariam normalmente e reduziram em 11% a quantidade de calorias consumidas.

Barbara confirmou ao site neo-zelandês Body+Soul que tanto adultos quanto crianças devem consumir duas porções de frutas e cinco de vegetais por dia, sendo que cada porção equivale ao que cabe na palma das mãos. Clare Evangelista, porta-voz da Associação de Nutricionistas da Austrália alertou que muitos estudos demonstraram que os filhos imitam os hábitos alimentares dos pais. Assim, é preciso prestar atenção também na sua alimentação.

"Envolver as crianças no processo de compra e preparo do alimento também é uma maneira de enfatizar a importância de consumir frutas e vegetais", ensinou Clare, que ainda propôs que os pais tentem plantar uma pequena horta em casa com os filhos para incentivá-los a comer legumes que eles mesmos plantaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário