terça-feira, 11 de outubro de 2011

Prefeitura organiza feira semanal de produtos orgânicos, no parque Burle Marx

São Paulo (Terça-feira, 11-10-2011) A Secretaria de Coordenação de Subprefeituras, por intermédio da Supervisão Geral de Abastecimento (Abast), lança neste sábado, 15 de outubro, a primeira Feira da Agricultura Limpa no parque Burle Marx. O evento acontecerá todos os sábados, das 07h00 às 13h00, comercializando apenas produtos sem defensivos químicos, os chamados produtos orgânicos.

Feira acontecerá todos os sábados das 7hs às 13hs
Acompanhado por técnicos da Abast, o cultivo dos produtos que serão comercializados acontece obrigatoriamente na cidade de São Paulo. Assim, o tempo e o valor gastos com o transporte são menores, gerando menos poluição ao meio ambiente, o que garante maior valor de sustentabilidade.

Em 2010 foi criado o Programa Agricultura Limpa, com objetivo de incentivar a produção agrícola no município de São Paulo e orientar a conversão da agricultura convencional em agricultura orgânica, sem utilização de agrotóxicos ou produtos químicos, promovendo o desenvolvimento sustentável. Foi criado o chamado Protocolo de Boas Práticas Agrícolas, documento construído em parceria com o governo do Estado, que dispõe de regras para produção sem geração de danos ao meio ambiente.

Aderindo ao protocolo, os produtores recebem apoio da Prefeitura para converter sua produção e o direito de utilizar o Selo de Indicação de Procedência Guarapiranga – a Garça Vermelha – que identifica os produtos procedentes da agricultura paulistana, cultivados segundo as boas práticas agroambientais.

“Comprando um produto com este selo, o consumidor incentiva a permanência do agricultor em suas terras, com a manutenção do caráter rural e a prevenção de ocupações irregulares em áreas de mananciais, garantindo a produção de água para São Paulo”, declara Nadiella Monteiro, diretora do Departamento de Agricultura e Abastecimento da Abast.

Atualmente a Supervisão de Abastecimento possui um cadastro com cerca de 400 produtores agrícolas na cidade. Na zona sul, 37 propriedades agrícolas já aderiram ao protocolo de Boas Práticas Agrícolas. Para realizar o trabalho existem as Casas de Agricultura Ecológica ( CAE), localizadas nas zona Leste, Norte e Sul.

Para o supervisor de Abastecimento da Secretaria, José Roberto Graziano, a intenção é transformar a produção da cidade em 100% agroecológica. “As pessoas não imaginam que, em meio a tantos prédios, a cidade tenha uma produção agrícola expressiva. Com a transição agroecológica, teremos alimentos que aumentam a qualidade de vida da população. Também aproximaremos produtores e consumidores, diminuindo a queima de combustíveis e colaborando com o meio ambiente”, declara Graziano.


Serviço:
Feira da Agricultura Limpa
Local: Parque Burle Marx – Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200, Panamby.
Horário: 07h00 às 13h00
Quando: Sábados.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário