terça-feira, 18 de outubro de 2011

“Copa do Mundo verde” pode ser implantada no Brasil

Manaus (Terça-feira, 18-10-2011) Alternativas sustentáveis para uma Copa verde em Manaus, foi o assunto abordado nesta segunda-feira na oficina "Pegada de Carbono", realizada pelo coordenador do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (CECLIMA), João Talocchi. O objetivo da oficina, que termina hoje, é mostrar como a experiência de Londres em preparar os Jogos Olímpicos de 2012 de uma maneira sustentável pode ser adaptada para a realidade das cidades brasileiras que serão sede da Copa do Mundo em 2014.

De acordo com o coordenador, o tema da oficina Pegada de Carbono, refere-se à marca que qualquer ação humana vai deixar no meio ambiente, devido à emissão de carbono. Para a Copa de 2014, o Brasil busca subsídios para tornar o evento um exemplo de baixa emissão de gases de efeito estufa.

Algumas alternativas sustentáveis já estão sendo colocadas em prática, segundo João, como a reutilização do concreto do antigo estádio Vivaldo Lima. "O concreto foi triturado e reutilizado no novo estádio, ou seja, não precisou transportar os materiais necessários para fazer um novo concreto. As fiações elétricas e as estruturas metálicas também foram doadas para o interior do estado", ressaltou.

Exemplo utilizado para a Olímpiada de Londres poderá ser
adotado na Copa de 2014
Apesar da iniciativa, questões como infraestrutura, turismo e eficiência energética, ainda precisam ser repensadas e trabalhadas para a Copa. "Precisamos olhar para o resto do projeto. Temos que constuir hotéis que possuam maior circulação de ar , a fim de dimunuir o uso do ar-condicionado; arborizar a cidade; focar na produção de uma 'Copa Orgânica para produção de alimentos orgânicos, dentre outras alternativas", concluiu Talocchi.

Para que essas alternativas sejam consolidadas, foi instalada em Manaus a Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CTMAS), no último dia 10 de outubro, na Sala do Conselho da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).


A CTMAS- Manaus segue as diretrizes da Câmara Nacional de Sustentabilidade, a qual trabalha em projetos para realizar a “Copa Sustentável” em 2014. A Câmara possui foco em cinco eixos temáticos: Construção Sustentável, Copa Orgânica, Parques da Copa, Resíduos e Reciclagem e Mudanças Climáticas. A proposta é desenvolver eixo temáticos, em áreas como turismo, hotelaria, alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário