segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Programa auxilia diabéticos e hipertensos na promoção da saúde

Rio Claro (Segunda-feira, 24-10-2011) A Fundação de Saúde de Rio Claro (SP), por meio da equipe da Unidade Básica de Saúde Oreste Armando Giovanni, promoveu na última sexta-feira o encontro dos portadores de diabetes e hipertensão atendidos naquela unidade. As atividades foram desenvolvidas na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade.

Os presentes participaram de uma caminhada e assistiram a palestras com temas voltados à prevenção de doenças, educação no trânsito e alimentação saudável, além da importância de atividades físicas na terceira idade como forma de melhorar a qualidade de vida.

Encontro dinâmico instruiu sobre a busca de uma
vida mais saudável por meio da alimentação
correta, atividade física e outras estratégias
para o bem-estar
Atualmente, a Unidade Básica de Saúde possui 400 pessoas cadastradas no HiperDia, programa direcionado a hipertensos e diabéticos. Segundo o coordenador da unidade, César Augusto Bergamaschi, o programa é muito importante para melhorar e estimular a busca por mais benefícios à saúde de quem sofre com essas doenças. “O encontro complementa o programa, uma vez que apresenta atividades que estimulam os diabéticos e hipertensos a desenvolver hábitos de vida mais saudáveis”, completa o coordenador.

Dessa forma, o HiperDia, Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à hipertensão arterial e ao Diabetes Mellitus, está em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde.

Além do cadastro, o Sistema permite o acompanhamento, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos, ao mesmo tempo em que, a médio prazo, poderá ser definido o perfil epidemiológico dessa população e o consequente desencadeamento de estratégias de saúde pública que levarão à modificação do quadro atual, à melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e à redução do custo social.

Nesse intuito, o encontro buscou promover a saúde e prevenir doenças crônicas. “A UBS 29 se envolveu no planejamento da atividade que levou informação aos hipertensos e diabéticos, além de proporcionar integração entre os participantes”, explica a enfermeira Fabiana Almeida Mota.

Com informações do Jornal da Cidade de Rio Claro

Nenhum comentário:

Postar um comentário