quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Consumidores mais exigentes e produção de orgânicos em alta no Brasil

Rio de Janeiro (Quinta-feira, 13-10-2011) Não é mais necessário ter uma horta em casa para poder consumir orgânicos. O número de estabelecimentos comercias que priorizam a venda destes produtos cresce a cada dia, e o motivo é óbvio: eles são cultivados sem a adoção de nenhum agroquímico, ou seja, são produtos naturais e 100% saudáveis.

Brasil ocupa a terceira posição mundial na produção
de orgânicos
Um estudo do projeto Organics Brasil, mostrou que a área aderida à cultura orgânica no Brasil chega a 331,6 mil hectares. São cerca de oito mil produtores no país que juntos, produzem um pouco mais de cinco toneladas de alimentos. Na America Latina, o Brasil perde apenas para a Argentina, em nível mundial o Brasil ocupa a terceira posição, atrás da Austrália e Argentina.

Apesar do aumento do consumo interno, produtos orgânicos atendem as demandas internacionais. Segundo dados divulgados pelo Planeta Orgânico, estudo realizado em parceria com o Projeto Perfil do Brasil Orgânico, de 50% a 70% da produção é destinada à exportação. Entre os principais importadores estão o Japão, Alemanha e Estados Unidos.

Por isso é tão importante que institutos façam a certificação destes alimentos. No Brasil, um dos principais responsáveis por estes selos é o IBD, Associação de Certificação Instituto Biodinâmico, que desde 1991, certifica produtos orgânicos e biodinâmicos, além de incluir projetos agrícolas, produção de insumos, industrialização de alimentos, pecuária de corte, piscicultura, silvicultura, entre outros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário