segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Com aumento no faturamento, preço dos orgânicos pode cair

Rio de Janeiro – Uma boa notícia foi divulgada nesta segunda-feira. Segundo levantamento realizado pela consultoria Euromonitor, o faturamento com produtos orgânicos está crescendo mais no Brasil do que nos maiores mercados de alimentos e bebidas do mundo. Para receber esta classificação os produtos precisam, necessariamente, ser completamente isentos de agrotóxicos, cultivados com manejos sustentável do solo e da água além de respeitar o ecossistema local.

Segundo a pesquisa, o aumento nas vendas foi de 9,8% em 2011. Nos Estados Unidos as receitas subiram 5,7% e na Europa Ocidental, 4,3%. Esse resultado permitiu ao Brasil crescer o dobro da média mundial (5,5%).

Sem considerar a venda de frutas, legumes e verduras, a Euromonitor estimou que foram vendidos US$ 109,9 milhões em orgânicos no ano passado, sendo US$ 89,5 milhões em alimentos processados e US$ 20,4 milhões em bebidas como café, sucos e chás.

É uma evolução lenta, com produção ainda em pequena escala, já que o faturamento total do mercado brasileiro de alimentos processados chegou a US$ 115,7 bilhões e o de bebidas leves, US$ 24,3 bilhões. Ou seja, os orgânicos representavam menos de 1% das vendas.

A Euromonitor estima que orgânicos são, no geral, de 60% a 100% mais caros do que convencionais. Mas espera que essa distância caia para algo em torno de 30% a 40%. E prevê que a venda de comida orgânica experimente um crescimento de 41% entre 2010 e 2015, puxada por biscoito orgânicos. 

Nos supermercados, além de reservar gôndolas específicas para os orgânicos, a meta é fazer com que eles deixem de ser conhecidos como “bons para a saúde” e “ruins para o bolso”.

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